O Arcebispo John P. Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, exortou nesta quarta-feira os participantes do Congresso Mundial da União Católica Internacional de Imprensa (UCIP) a responder ao “secularismo dogmático” e o “sectarismo fundamentalista”.

Durante o evento que se realiza em Bangkok (Tailândia) de 9 a 17 de outubro, sob o tema “As provocações para os meios frente ao pluralismo cultural e religioso. Por uma nova ordem social, justiça e paz”, Dom. Foley  recordou que a data de nascimento do UCIP e de outras muitas organizações foi a época da ascensão ao poder do fascismo na Itália, da tomada de poder do comunismo na Rússia e da força crescente do nazismo na Alemanha”; quando “as correntes intelectuais na França, Espanha e Inglaterra mostravam pouca simpatia pela Igreja Católica e o anticatolicismo se difundia na sociedade norte-americana”.

“ É muito nossa situação atual?”, perguntou o Prelado; antes de advertir que “vivemos em ambientes onde o secularismo dogmático ou o sectarismo fundamentalista é freqüentemente hostil à fé católica e à mescla de devoção cristã e dedicação profissional dos jornalistas católicos”.

“Inclusive na própria  Igreja –advertiu-, podemos experimentar a inapetência de  escutar más notícias, inclusive quando as más notícias são tragicamente uma auto-evidência ou uma verdade já muito conhecida”.

Por isso, disse, “necessitamos uma organização profissional católica que respeite e afirme nossa dupla vocação, como cristãos católicos e como profissionais da comunicação”.