O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, pediu aos católicos venezuelanos fazer desta Quaresma um tempo de definição no que se abandonem as superstições que não são compatíveis com a fé cristã.

 

"Quero afirmar com toda claridade que não podemos nos dizer cristãos e praticar a superstição, a bruxaria, a magia negra ou aderir à nova era. E tampouco é possível ser católicos e santeiros. Quem se tenha afastado de nossa fé no único Deus verdadeiro, Pai, Filho e Espírito Santo, para praticar a santeria e outros cultos animistas, não podem considerar-se católicos enquanto não rechacem essa religião distinta, e não podem aproximar-se de receber os Santos Sacramentos da Igreja", precisa em sua mensagem de Quaresma.

 

Segundo o Arcebispo, "muitos venezuelanos estamos acostumados a levar pouco a sério a religião, e a viver nossa fé de maneira mas bem medíocre. Aproveitemos esta Quaresma para nos definir diante do Senhor, para assumir com seriedade e alegria nosso compromisso batismal, de filhos de Deus, discípulos e irmãos de Jesus Cristo, e de membros da Santa Igreja Católica. Vivamos com maior fidelidade a nossa fé cristã".

 

"Um ponto muito concreto no que é preciso que melhore nossa vivencia da fé é a participação na Missa dominical todas as semanas. É preciso que nos proponhamos definitivamente celebrar como Deus manda o Dia do Senhor: celebrando cada Domingo a ressurreição de Cristo, participando de família na Santa Missa, e recebendo os Santos sacramentos da reconciliação ou confissão e a sagrada comunhão", indicou.