Em declarações à televisão estatal, o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, afirmou que a visita do Papa João Paulo II à ilha em 1998 "deixou uma presença mais viva da Igreja Católica na realidade cubana e umas relações mais próximas entre a Igreja, a sociedade e o Estado cubanos".

 

Em um fato incomum, pois é pouco freqüente que representantes da Igreja apareçam nos meios de comunicação estatais, o Cardeal rememorou a visita do João Paulo II e recordou que "foi recebido com grande carinho pelo povo (e) acolhido de maneira excelente pelas autoridades da nação".

 

Nesse sentido, assinalou que a chegada em 20 de fevereiro próximo do Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, responde "a um convite do Estado cubano e da Igreja de Cuba". Sua presença, indicou, reviverá "a visita do Papa em um sentido humano para todo o nosso povo".

 

O Cardeal Bertone permanecerá no país até terça-feira 26. Como parte do programa, o Cardeal inaugurará um conjunto arquitetônico dedicado a João Paulo II que foi levantado em Santa Clara, a cidade onde presidiu sua primeira Missa em solo cubano.

 

Segundo fontes locais, também se tem uma entrevista prevista com o Presidente provisório, Raúl Castro.

 

Depois da visita papal, a Igreja obteve espaços para exercer seu ministério nas prisões, assim como o restabelecimento do feriado natalino; mas ainda não pode ministrar-se educação religiosa aos jovens e carece de acesso aos meios de comunicação.