Em um comunicado com ocasião da Quaresma, a Conferência Episcopal Mexicana (CEM), pediu que este tempo de conversão seja uma ocasião para rechaçar o crime organizado, e pediu aos líderes do narcotráfico considerar o abandono desta atividade.

 

“Iniciamos o tempo litúrgico da Quaresma, tempo que nos convida a dar um impulso mais decidido a nossa vida cristã e nos prepara para as celebrações da Páscoa”, diz o comunicado.

 

“No México –dizem os bispos-, como no mundo todo, sofremos os estragos de alguns fenômenos ocasionados pela supervalorização dos bens materiais, e que impactam, de maneira mais cruel, nos que menos têm. Entre estes fenômenos encontramos a corrupção, a busca do poder pelo poder, os monopólios que alargam a brecha entre ricos e pobres, e, de maneira muito especial, o flagelo do narcotráfico, que tanta morte e destruição tem provocado em nosso país”.

 

“Se estes pecados sociais estão nos magoando no México é porque os católicos estão cometendo um dos maiores enganos do nosso tempo: uma separação entre a fé que professamos e a nossa vida cotidiana”, adicionam.

 

O comunicado pede ao “Povo do México” “que não se desentenda; que não fiquem sentados esperando a solução, porque esta depende de todos”.

 

Além disso, “convidamos aos implicados nestas situações absurdas do narcotráfico a aproveitar o tempo de Quaresma para iniciar o caminho da conversão e volta sincera a Deus; só Ele abre seus corações e move suas vontades para uma mudança total de vida. Como pastores, dedicaremos nosso esforço para que todos experimentemos um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo, que nos leve a uma conversão pessoal e a uma mudança de vida integral, a fim de ser discípulos missionários”.

 

“Esta Quaresma oferece a todos os mexicanos a oportunidade de seguir apoiando aos nossos irmãos mais necessitados, e também de renovar o nosso compromisso com uma cultura da vida, reafirmando nosso Não terminante ao flagelo do narcotráfico e à dor e a morte que sempre o acompanha”, concluem os bispos.