O Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, discutirá suas colocações sobre a criação e a evolução no auditório da Universidade de Berkley, quando presente no próximo 15 de fevereiro seu livro “Oportunidade ou Propósito? Criação, Evolução e uma Fé Racional”, editado pelo Ignatius Press.

Faz dois anos, um artigo do Cardeal sobre a evolução publicado em The New York Times começou uma controvérsia internacional. Seus críticos o acusaram de ser um fundamentalista creacionista e de interpretar a Bíblia literalmente. Na apresentação, o Cardeal Schönborn poderá explicar sua postura.

Entre as perguntas que responderá o Cardeal, os organizadores assinalam as seguintes: Como deveria ler o Livro doa Gênese um crente informado?; se Deus existir, por que há tanta injustiça e sofrimento?; são os seres humanos uma parte da natureza ou estão por cima dela?; qual é o destino do homem?

O Cardeal Schönborn distingue a teoria biológica do “evolucionismo” que reduz tudo a processos sem sentido. Seu livro analisa os temas filosóficos e teológicos que muitos cientistas de agora passam por alto.