O próximo 3 de março começará em Roma o 26º Capítulo Geral da Congregação Salesiana, fundada por São João Bosco, com o objetivo de renovar o próprio carisma refletindo em torno da famosa frase de Dom Bosco: “Da mihi anima cetera tolle” (Me dê almas, tira todo o resto).

Procedentes de todo o mundo, os 233 salesianos participantes se reunirão junto ao Reitor Maior, R.P. Pascual Chávez, para refletir sobre "como responder às necessidades dos jovens de hoje, mantendo a fidelidade e a vivacidade do carisma de Dom Bosco", assinala um comunicado da Congregação.

A abertura do Capítulo estará precedida por uma série de eventos nos que participarão os capitulares: uma peregrinação aos lugares salesianos, o estudo da situação da Congregação, e os Exercícios Espirituais.

Em 24 de fevereiro, o Reitor Maior presidirá a Eucaristia na Basílica de Maria Auxiliadora, a igreja construída pelo próprio Dom Bosco.  A eleição do famoso lema de Dom Bosco como tema de fundo do Capítulo expressa "a exigência dos Salesianos de não perder de vista o impulso e a originalidade do carisma vivido e proposto por Dom Bosco, de quem se celebrará o bicentenário do nascimento no 2015, e, ao mesmo tempo, de ler, seguindo os sinais dos tempos, as novas formas de responder às necessidades dos jovens".

O tema do “Da mihi anima”, foi subdividido em 4 áreas temáticos:

          A evangelização: principalmente no campo da educação.

          A proposta à vida consagrada salesiana.

          A pobreza evangélica, sinal de uma doação total.

          As novas fronteiras para a missão salesiana  onde se encontram os jovens de hoje.

Durante o curso do Capítulo se procederá à renovação do Conselho Geral escolhendo ou confirmando ao Reitor Maior e aos Conselheiros eleitos no Capítulo de 2002.

Atualmente os salesianos contam com 10 720 sacerdotes, 2 092 ajudantes, 2 805 seminaristas, 484 noviços e 17 diáconos permanentes. Além disso, 116 bispos no mundo provêm da Congregação salesiana.

Os salesianos estão presentes em 129 países do mundo.