O porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Juan Antonio Martínez Camino, respondeu aos ataques socialistas e assinalou que a nota emitida pelo Episcopado não significa se posicionar por algum dos agrupamentos políticos, senão apenas o dever de fornecer uma série de orientações que os católicos devem levar em conta ao momento de votar em 9 de março próximo.

 

"Os bispos não dizem a quem terá que votar. demos uma série de critérios para que quem nos quer escutar tenham uma idéia (…) Estes são alguns conselhos sobre assuntos como o aborto ou a educação", expressou o Prelado em declarações a Telecinco.

 

Nesse sentido, reafirmou que "os bispos respeitam a quem vota de outra maneira", mas isso não quer dizer que não devam lembrar a ética social. "É mais preocupante ainda, que porque a Igreja exerça sua obrigação pastoral e seu direito a expressar-se, alguém diga que está fora da democracia", assinalou em referência aos ataques socialistas que afirmam que a nota emitida pela CEE é uma inclinação a favor do Partido Popular.

 

"O que se diz nessa nota se baseia na pastoral. Não é uma doutrina inventada ontem", expressou o Prelado, ao mesmo tempo que assinalou que nenhum dos agrupamentos políticos cumpre com as diretrizes dadas pelos bispos, por isso se trata de "votar pelo mal menor"