Durante a audiência geral desta quarta-feira, celebrada na Praça São Pedro, o Papa João Paulo II destacou a vocação universal à santidade  ao comentar o Cântico da Carta aos Efésios “Deus Salvador”.

O Santo Padre afirmou diante de 16.000 pessoas que com este hino “o fiel pode contemplar e provar deste grandioso ícone de Cristo, centro da espiritualidade e do culto cristão, mas também princípio de unidade e do sentido do universo e de toda a história”.

O cântico paulino, disse o Pontífice, encerra “a revelação do intuito eterno de Deus. Neste plano se ressalta acima de tudo nossa eleição a ser ‘Santos e imaculados em sua presença, pelo amor’. Se trata de uma santidade e de uma pureza moral, existencial, interior”.

Deus Pai, continuou o Papa, “por meio de Cristo nos destina a acolher o dom da dignidade filial, chegando a ser filhos no Filho e irmãos do Jesus”.  “Por este caminho, o Pai realiza em nós uma transformação radical: uma liberação plena do mau mediante ‘o sangue’ de Cristo, a ‘remissão dos pecados’ através das riquezas de sua graça’”, acrescentou.

“Somos criaturas transfiguradas –disse o Papa-: apagado nosso pecado, conhecemos em plenitude ao Senhor, que nos introduz no ‘mistério’ de sua vontade”.

O Santo Padre concluiu destacando que este “‘mistério’ é um projeto transcendental e perfeito; um admirável plano salvífico, que tem como objeto ‘recapitular em Cristo todas as coisas, as dos céus e as da terra’”.