Esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé foi apresentado o Primeiro Congresso Mundial da Divina Misericórdia, que se realizará em Roma de 2 a 6 de abril de 2008 e que coincidirá com o aniversário da partida à Casa do Pai do Servo de Deus João Paulo II.

 

No ato intervieram o Cardeal Christoph Schönborn, O.P., Arcebispo de Viena (Áustria); o Pe. Patrice Chocholski, Presidente e Coordenador General do Congresso respectivamente, e Dom Mauro Parmeggiani, Secretário Geral do Vicariato de Roma.

 

Em sua intervenção, o Cardeal Schönborn assinalou "o congresso de Roma terá que mostrar claramente que a misericórdia é o núcleo central da mensagem cristã; esta mensagem que promove a paz no mundo, entre os povos e as religiões, ajuda a descobrir o verdadeiro rosto de Deus, além do verdadeiro rosto do ser humano e da Igreja".

 

Depois de assinalar que para muitos fiéis é "um sinal especial que João Paulo II morrese na véspera do domingo da Misericórdia, festividade que ele mesmo instituiu durante o ano santo 2000", o Cardeal recordou que durante os anos de vida de Santa Faustina Kowalska a mensagem da misericórdia divina foi "uma ajuda especial e uma fonte inesgotável de esperança para todo o povo polonês".

 

A mensagem de João Paulo II e de Faustina Kowalska não é um princípio abstrato, mas tem um nome e um rosto: Jesus, afirmou o Arcebispo de Viena e adicionou que "essa mensagem é hoje mais necessária que nunca".

 

"Olhar a Cristo, essa é a herança de João Paulo II, esse foi o lema da visita de Bento XVI na Áustria e será também o núcleo do Congresso Mundial da Misericórdia", afirmou.