O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, solicitou ao Arcebispo de Hanoi, Dom Joseph Ngo Luang Kiet, preparar o terreno para o diálogo com as autoridades civis de Vietnã.

 

Na carta, escrita em francês e datada em 30 de janeiro, o Cardeal Bertone assinala ao Arcebispo que "a Secretaria de Estado segue com grande atenção e solicitude os acontecimentos destes últimos dias, em Hanoi, relacionados com as tensões que existem há um tempo em relação à propriedade e usufruto do edifício ao lado do bispado e que, durante muitos anos, acolheu à delegação apostólica em Vietnã".

 

"Me enche de admiração os sentimentos de fervente devoção e a proximidade profunda à Igreja e a Santa Sé manifestadas pelos milhares de fiéis que, dia após dia, congregam-se pacificamente para rezar diante deste lugar, que se converteu em um símbolo, para exigir aos responsáveis civis tomar em conta as necessidades da comunidade católica", prossegue a missiva.

 

"Mas, por outra parte –continua o Cardeal– o fato de que estas manifestações continuem não pode suscitar outra coisa além de preocupação, já que, como freqüentemente esta se origina em casos similares, existe o perigo real de que a situação escape ao controle e que possa degenerar em violência verbal ou inclusive física".

 

Pelas razões expostas, o Cardeal "em nome do Santo Padre, quem está constantemente informado da evolução da situação", solicita a Dom Ngo Luang Kiet "que tenha a bem intervir, para que se evitem gestos que possam alterar a ordem pública e que esta retome sua normalidade. Assim, será possível então, em um clima mais sereno, retomar o diálogo com as autoridades, em vistas a encontrar uma solução apropriada a este delicado problema".

 

"Posso-lhe assegurar que a Santa Sé, por sua parte, como sempre o fez, não deixará de se fazer intérprete das legítimas aspirações dos católicos vietnamitas diante do governo do seu país", finaliza a carta.