Os Legionários de Cristo e o Movimento Regnum Christi informaram que seu fundador, o Padre Marcial Maciel Degollado, L.C. faleceu em 30 de janeiro de 2008 à idade de 87 anos, nos Estados Unidos, por causas naturais.

 

“O Padre Maciel transmitiu ao Padre Álvaro Corcuera, diretor geral da congregação, seu desejo de que seu funeral se levasse a cabo em um clima de oração, de forma singela e privada”, assinala um comunicado oficial divulgado pela congregação.

 

No texto, “compartilham com dor a perda de seu querido padre fundador que foi instrumento de Deus para dar início a esta obra ao serviço da Igreja e da sociedade. Deixa como legado a congregação dos Legionários de Cristo e o movimento de apostolado Regnum Christi, presente em quase 40 países do mundo”.

 

“A Legião de Cristo e o Movimento Regnum Christi pedem orações pelo eterno descanso de sua alma e agradecem encarecidamente todas as condolências, as amostras de aprezo e carinho”, adiciona o texto.

 

Em uma mensagem enviada aos membros do Movimento Regnum Christi, o Padre Corcuera assinalou que “o que todos queremos agora é o silêncio que contempla e agradece, sofre e confia com o gozo daquele que acredita e espera, no meio da dor que não se pode comunicar com palavras. Unamo-nos à Santíssima Virgem; Ela guiará nossas mentes para as profundezas do mistério que nos envolve, e nos encherá sempre de sua paz. Expressamente Nosso Padre tinha me pedido que, no momento de sua morte, o acompanhasse uma imagem da Virgem de Guadalupe, a quem sempre teve como Mãe fiel e amorosa. Que Ela nos ajude a continuar nossa missão de serviço total à Igreja Católica que tanto amamos, em uma adesão plena e filial ao Santo Padre”.

 

Sua vida

 

Marcial Maciel nasceu em Cotija de la Paz, (Michoacán, México) em 10 de março de 1920. Sua mãe, Maura Degollado Guízar, era sobrinha de São Rafael Guízar e Valência e inculcou a seus filhos a piedade e a caridade cristãs, educando-os a sair ao encontro das necessidades materiais e espirituais dos outros.

 

Quando estava para completar sete anos, chegou a seu povo o movimento cristero, uma sublevação armada de católicos em defesa da liberdade religiosa. A insegurança da época moveu à família Maciel a transladar-se a Jamay (Jalisco) e Zamora (Michoacán), onde Marcial receberia clandestinamente sua primeira comunhão.

 

Aos quinze anos, predominando ainda um ambiente hostil para a Igreja, ingressou no seminário que seu tio avô São Rafael, Bispo de Veracruz, tinha operando clandestinamente na Cidade de México.

 

Com a bênção do então Bispo de Cuernavaca, Dom Francisco González Árias, estabeleceu-se em 3 de janeiro de 1941 uma comunidade a modo de seminário menor, constituída por treze adolescentes e o jovem fundador de 20 anos.

 

Mais em

Em 26 de novembro de 1944, Marcial Maciel foi ordenado sacerdote na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe em Cidade do México.

 

Quatro anos depois, o Bispo de Cuernavaca, Dom Alfonso Espinero y Silva, erigiu canonicamente a Congregação religiosa dos Missionários do Sagrado Coração e da Virgem das Dores, que mais tarde se chamaria dos Legionários de Cristo. Anos depois fundou o Movimento Regnum Christi.

 

Dirigiu a congregação durante 64 anos e em janeiro de 2005 não aceitou uma ulterior reeleição como diretor geral. O Capítulo Geral escolheu ao Pe. Álvaro Corcuera Martínez del Rio como seu sucessor. O Pe. Maciel passou seus últimos anos em uma vida reservada de oração.