A Conferência Episcopal Turca (CET) assinalou que "anunciar a Jesus Cristo para Paulo era uma necessidade que nascia do amor por Ele. Isto significa que quem encontra a Cristo não pode fazer menos que anunciá-lo, com as palavras e a vida".

 

Assim o indicou este organismo episcopal em sua carta pastoral "Paulo, testemunho e apóstolo da identidade cristã", em ocasião do ano paulino proclamado pelo Papa Bento XVI de 28 de junho de 2008 a 29 de junho de 2009 pelos dois mil anos do nascimento do Santo nascido em Tarso, Turquia.

 

São Paulo, escrevem os bispos, recorda a todos os cristãos que "não podemos encontrar a Deus senão for através de Cristo. Ele é a porta e a ponte entre o Pai e nós. O Apóstolo, que com o exemplo e a palavra que reforçam a identidade, é também um homem de diálogo".

 

Habituado a encontrar-se com homens de distintas etnias e tradições religiosas, "Paulo compreendeu que o espírito de Cristo não está presente somente na Igreja, senão que também a precede e a alenta para fora dela", indicam.

 

Depois de respirar o diálogo no país com os muçulmanos, que são maioria, os prelados concluem convidando a uma leitura pessoal das cartas de São Paulo, as fazendo "motivo de estudo ao interior das paróquias e instrumento para cultivar iniciativas ecumênicas".