O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, remarcou que a educação dos jovens não deve estar orientada a satisfazer as "ambições pessoais" senão a responder a "urgente necessidade" de justiça social.

 

Assim o indicou o Cardeal em um encontro com os responsáveis e alunos da Villa Nazaré –a casa de acolhida e estudo fundada em 1946 por Domenico Tardini e presidida atualmente pelo Cardeal Achille Silvestrini– na qual propôs novamente a atualidade da dimensão social da educação, cujo fim fundamental deve ser "formar homens de cultura solícitos pelo bem da Igreja e a sociedade, e generosos no serviço fraterno".

 

Para o Cardeal Bertone, as instituições formativas estão chamadas hoje a suscitar nos indivíduos "dons capazes de estabelecer uma justiça que responda à bondade da criação e um esforço por colocar para o benefício dos outros os próprios recursos". Destas pessoas "amadurecidas humanamente, preparadas profissionalmente e sinceramente apaixonadas por Cristo", tem necessidade a Igreja e a sociedade, acrescenta o Cardeal italiano.

 

Depois de alentar esta ajuda mútua, o Secretário de estado indicou que na construção deste "espírito de autêntica solidariedade" se deve ter como referência constante o ensinamento evangélico, recordando em particular que "o Senhor não segue lógicas e esquemas humanos, para Ele não há fronteiras nem barreiras, senão que tudo se sujeita à sua palavra sem exclusão de pessoas", pelo que se segue que não deve existir nos educadores "nenhuma forma de marginalização ou de estéreis prejuízos".