O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, anunciou que nos próximos dias apresentará sua renúncia ao Papa Bento XVI, por ter alcançado o limite de idade estabelecido no Direito Canônico para ser bispo.

 

"Vou fazer 75 anos em 28 de março próximo, vou apresentar ao Santo Padre a minha renúncia, e me colocarei ao seu dispor e esperaremos o que ele nos diga, se nos deixa ou não dependerá dele", assinalou o Cardeal em recentes declarações a Notimex.

 

Do mesmo modo, o Cardeal Sandoval Íñiguez preciso que como estabelece o Direito Canônico todos os bispos devem "apresentar sua demissão ao chegar o limite de idade".

 

"Eu quero o que Deus quiser, apresento minha renúncia sem mais; já outros poderão julgar, não quero julgar meu trabalho", manifestou o Arcebispo de Guadalajara e adicionou que "existem muitas coisas por fazer ainda, mas se não as faço eu que as faça quem vem depois, sempre se deve continuar".

 

O Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, foi promovido à Arquidiocese de Guadalajara em 21 de abril de 1994 pelo Papa João Paulo II, para suceder ao Cardeal Juan Jesus Posadas Ocampo, assassinado em março desse mesmo ano. Recebeu a birreta vermelha e o título de Nossa Senhora de Guadalupe e São Felipe Mártir na Via Aurelia, em 26 de novembro de 1994.