A Universidade Católica de Valência "São Vicente Mártir" (UCV) deu início em 29 de janeiro à terceira edição do Mestrado Oficial em Bioética, que abordará, segundo os diretores da Universidade, "grande parte dos problemas éticos que os avanços da Biomedicina coloca, entre eles, a manipulação genética, a clonagem, o suicídio assistido e a investigação com embriões".

 

O programa foi inaugurado no campus de Valência-Santa Úrsula da UCV pelo médico valenciano Justo Aznar, e o diretor da Escola Valenciana de Estudos de Saúde do conselho de Sanidade, Joaquín Iborra.

 

O programa do curso, cujo prazo de inscrição permanecerá aberto até 31 de janeiro, pode ser realizado de forma presencial ou on-line, através da plataforma virtual da universidade UCVNet.

 

O mestrado será ministrado por peritos em Bioética da UCV e de outras universidades; e abordará temas como a terapia gênica, o sofrimento e a morte, o testamento vital ou os cuidados paliativos.

 

Além disso, incluirá módulos relativos ao estudo da Antropologia Filosófica e Ética e História da Bioética.

 

O programa está dirigido aos profissionais da saúde mas também a professores de ensino médio, advogados, farmacêuticos, psicólogos, trabalhadores sociais assim como a "qualquer pessoa interessada em formar parte dos Comitês de Bioética Assistencial que devem existir em toda instituição sanitária".

 

Maior informação: bioetica@ucv.es