Ao receber um prestigioso galardão, o Arcebispo Emérito de Pamplona, Dom Fernando Sebastián, assegurou que aqueles que "prefeririam uma Igreja caladinha" na Espanha, devem se acostumar com o contrário.

 

Na "Espanha de hoje não faltam pessoas, grupos ou instituições que não vêem com bons olhos a presença da Igreja, nem dos eclesiásticos, nem dos cristãos praticantes nos meios de comunicação e que prefeririam um Igreja caladinha, covarde e uns cristãos pacatos e encerrados, vão ter que se acostumar com o contrário", assegurou ao agradecer o prêmio Bravo! Especial, um galardão concedido anualmente pela Igreja na Espanha aos profissionais que destacam nos meios de comunicação.

 

Do mesmo modo, Dom Sebastián precisou que nem os cristãos nem os bispos "somos estranhos nem intrusos nos meios de comunicação" e "temos todo o direito da cidadania para nos expressar", embora reconheceu que "não temos um espaço exclusivo nem excludente".

"A Igreja é toda ela Palavra. Palavra que ressona de todas as maneiras possíveis no mundo inteiro pelos inumeráveis terminais da vida e dos afãs de milhares e milhões de cristãos que ninguém poderá calar", indicou.

 

Do mesmo modo, referiu-se aos protestos de grupos minoritários de alunos e professores da Universidade La Sapienza de Roma que obrigaram a suspensão de uma visita do Papa Bento XVI e questionou se "há algo mais ridículo e contraditório" do que tais posturas de intolerância em nome da inteligência e o progresso.

 

Conforme informou a publicação Análise Digital, o prêmio foi concedido ao Arcebispo "pela exemplar posta em prática da doutrina da Igreja que considera que os meios são um âmbito privilegiado para a evangelização".