Em um programa de garantia social que se realiza na paróquia Santo André Apóstolo de Valência, jovens deficientes aprendem a cozinhar para trabalhar no voluntariado com pessoas idosas.

O programa, subvencionado pela secretaria de Educação, acolhe  jovens de 16 a 22 anos, quem receberão após dois anos de formação, um título credenciado como assistente de cozinha e manipulador de mantimentos que lhes permitirá incorporar-se também ao mundo profissional.

Conforme informou a agência AVAN, a associação São José, organizadora do curso de cozinha, é a única na diocese de Valência que forma  deficientes físicos, psíquicos ou sensoriais como voluntários.

Psicólogos, logopedas, professores e pedagogos integram a associação para “oferecer de maneira voluntária uma educação personalizada a cada pessoa deficiente para que segundo suas capacidades possam progredir e crescer em uma direção concreta na vida para viver com dignidade servindo a outros”, disseram porta-vozes da associação.

Os voluntários reforçam a linguagem e a psicomotricidade dos deficientes e sua participação na vida social e familiar desenvolvendo ações de ajuda em tarefas de casa como cuidar de crianças enquanto seus pais vão à missa, envolvê-los nas tarefas da pastoral com a visita a doentes, a ajuda na Cáritas paroquial ou sua participação em peças de teatro para obter recursos para restaurar uma paróquia.

Os deficientes participam também do grupo juvenil Jaire da paróquia de Santo André Apóstolo, no qual realizam oficinas de artesanatos e excursões junto com  jovens sem deficiência. Igualmente, os pais dos jovens deficientes recebem também tutorias personalizadas para que também eles contribuam na formação de seus  filhos.

A associação “contribui para que os deficientes, na medida de suas possibilidades, ofereçam um serviço de acompanhamento a famílias que o necessitarem, no cuidado de crianças ou idosos”, assinalaram seus porta-vozes.

Para ser voluntário na associação “é necessário ser maior de idade, estudante ou licenciado em Ciências da Educação, Educação Física, trabalhador social ou enfermeiro”, acrescentaram.

A associação trabalha com deficientes, a partir dos 16 anos, quando termina o período de escolaridade e começa sua formação para valer-se na vida. A partir dessa idade, “os deficientes podem optar por formar-se na associação São José ou nas oficinas ocupacionais que oferecem uma formação muito distinta ao humanismo cristão”.