O Papa Bento XVI nomeou esta sexta-feira ao Pe. Tarcicio Pusma Ibáñez como novo Bispo Auxiliar de Trujillo (Peru), e ao Pe. José Elías Rauda Gutiérrez, O.F.M. como novo Bispo Auxiliar de Santa Ana (El Salvador).

 

O Pe. Pusma Ibáñez nasceu em  19 de abril de 1967 na vila de Nangalien Huancabamba (Departamento de Piura) e recebeu sua formação sacerdotal no Seminário Arquidiocesano de Trujillo.

 

Foi ordenado sacerdote em 31 de maio de 1997 encardinando-se na diocese de Chulucanas. Em 2006 obteve a licenciatura em História eclesiástica na Pontifícia Universidade de Aspas, em Madrid (Espanha).

 

Como sacerdote foi Vigário cooperador da paróquia de "Nossa Senhora do Pilar", em Ayabaca (de 1997 a 2000), Pároco da mesma paróquia (de 2000 a 2004), Membro do Colégio de Consultores (de 2000 a 2004), Vigário da paróquia de "São Fernando", no Chalco (em 2006). Desde  2007 é economista diocesano e Vigário da paróquia da Igreja catedral de Chulucanas. Além disso é membro da Comissão para a construção do futuro Seminário de Chulucanas.

 

O Pe. Pusma se converterá no terceiro Bispo mais jovem da América Latina.

 

O Pe. José Elías Rauda Gutiérrez, O.F.M nasceu em Água Caliente, diocese de Chalatenango, em 20 de julho de 1962. Completou seus estudos eclesiásticos de Filosofia na Universidade de "São Carlos" na Guatemala e de Teologia na Universidade "Francisco Marroquín" e na Universidade Centro-americana (UCA) de São Salvador. Obteve a Licenciatura  e o Doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade "Antonianum" de Roma.

 

Emitiu sua Profissão solene come religioso franciscano em 28 de fevereiro de 1987 e recebeu a ordenação sacerdotal em 1° de abril de 1989.

 

Foi Mestre de Postulantes em São Pedro, Sacatepéquez (Guatemala), Vice pároco da paróquia de São Pedro de Sacatepéquez (Guatemala), Superior da Comunidade de São Pedro em Sacatepéquez (Guatemala), Pároco de "Reina da Paz" em Soyapango na Arquidiocese de São Salvador (El Salvador), Economista da Fraternidade "Bosques da Prusia" (El Salvador).

 

Desde  2005 é Responsável pelo Escritório de Assuntos Jurídicos da Cúria Provincial dos Franciscanos Menores com sede na Guatemala.