O Papa Bento XVI recebeu esta manhã aos membros do Grupo de trabalho do Pontifício conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e do Conselho Ecumênico das Igrejas da Genebra, a quem animou a prosseguir os esforços por obter a plena comunhão entre os cristãos.

 

O Pontífice recordou que o Conselho Mundial de Igrejas e a Igreja católica "gozaram que uma frutífera relação ecumênica que se remonta aos tempos do Concílio Vaticano II. O Grupo de Trabalho Comum, que começou em 1965, trabalhou assiduamente para fortalecer o 'diálogo de vida'  que meu predecessor, o Papa João Paulo II, chamou 'o diálogo da caridade' ".

 

Bento XVI assinalou que o centenário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos "oferece-nos uma oportunidade para agradecer a Deus Todo-poderoso pelos frutos do movimento ecumênico, no qual podemos discernir a presença do Espírito Santo impulsionando o crescimento de todos os seguidores de Cristo em unidade de fé, esperança e caridade".

 

O Pontífice assinalou que neste dia "olhamos com gratidão pelos numerosos indivíduos que, ao longo dos anos procuraram difundir a prática do ecumenismo espiritual através da oração comum, a conversão do coração e o crescimento na comunhão".

 

o Papa concluiu oferecendo suas orações "para que o novo Grupo de Trabalho Conjunto seja capaz de construir sobre o elogiável trabalho já feito, e abra portanto o caminho para uma maior cooperação, para que a oração do Senhor 'que sejam um'  veja-se cada vez mais realizada em nosso tempo".