O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, anunciou que a beatificação da fundadora das Irmãs Carmelitas venezuelanas, Madre Candelária de São José se realizará em 27 de abril no estádio Olímpico Universitário de Caracas.

 

Em uma recente entrevista o Cardeal anunciou a beatificação "com grande alegria" pois é a primeira vez que na Venezuela se dá "a beatificação de uma insigne filha da Igreja".

 

Deste modo assinalou que estão "convidando a todas as forças vivas da Igreja a que participem, as comunidades religiosas, as escolas, as paróquias, especialmente de Caracas, do Guárico, do Oriente, onde houve uma grande atuação por parte da Madre Candelária".

 

A comissão organizadora está integrada pelos bispos de Maturín, Margarida, Vale da Páscoa, e o Arcebispo de Cumaná, diocese onde trabalhou Madre Candelária. Além do Bispo Auxiliar de Maracaibo e a madre superiora da Congregação das Irmãs Descalças, indicou o Cardeal Urosa.

 

Sua vida

 

Madre Candelária de São José nasceu em 11 de agosto de 1863 em Altagracia de Orituco e foi batizada com o nome de Susana Paz-Castillo Ramírez.

 

Animada pelo pároco de Altagracia de Orituco, Pe. Sixto Sosa, mais tarde Bispo de Cumaná, consagrou-se ao serviço dos doentes no Hospital Santo Antonio.

 

Junto ao Pe. Sosa fundou em 1910 uma Congregação religiosa dedicada ao serviço aos pobres, com o nome de Congregação das Irmãzinhas dos Pobres de Altagracia de Orituco, que logo se somou à Ordem Religiosa do Carmelo. Atualmente são conhecidas como Irmãs Carmelitas Venezuelanas ou Carmelitas da Madre Candelária.

 

Destacou em vida por sua profunda fé, intenso amor a Deus e a seus irmãos, filial adesão à Santa Mãe Igreja, e por seu caráter generoso e empreendedor. Percorreu a Venezuela, especialmente o oriente e Guayana, onde fundou vários hospitais