O Congresso Eucarístico Internacional, inaugurado no domingo em Guadalajara (México) com uma multitudinária Missa presidida pelo Legado pontifício, Cardeal Josef Tomko, que trouxe cerca de 60.000 fiéis, continuará nesta terça-feira com uma procissão ao Santuário de Nossa Senhora de Zapopan.

O evento, que durará até o domingo, está presidido pelos Cardeais Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara e o Legado do Santo Padre no evento cujo tema é: “A Eucaristia: Luz e Vida do novo milênio”.

Cada uma das jornadas começa com uma sessão plenária e está dedicada a um tema específico: “Queremos ver seu rosto, Senhor!”; “A Eucaristia, viático do caminho, acompanha nossa peregrinação”; “A Eucaristia, mistério de comunhão e de missão”; “A Eucaristia, centro da vida da Igreja”; “A Eucaristia, exigência e modelo do compartilhar”; “A Eucaristia, fonte da Evangelização”;  e finalmente “A Eucaristia, luz e vida do novo milênio”.

O congresso foi aberto com uma série de relações sobre a importância eclesiástica da Eucaristia nos diversos continentes. Durante a recepção formal das diversas delegações do mundo, os apresentadores fizeram um panorama da situação atual da Igreja Católica em suas regiões, assim como os principais desafios a enfrentar.

A problemática apresentada foi variada, da dificuldade geográfica na Oceania e Ásia, até a falta de fé no velho continente, conforme expressou o Arcebispo de Sevilha, Espanha, o Cardeal Carlos Amigo Vallejo.

Antes da procissão prevista para a tarde da terça-feira,  haverá a  oração do Terço em diversos centros pastorais.

Em seguida, no dia  14 haverá uma procissão solene com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Guadalajara e uma bênção na Praça da Liberação, centro histórico da cidade.

O Congresso Eucarístico será encerrado no domingo 17 de outubro, com uma Missa celebrada no estádio de Jalisco. Haverá uma conexão televisiva ao vivo com a Praça de São Pedro de Roma durante a qual o Papa João Paulo II inaugurará o Ano da Eucaristia.