Uma "contribuição substancial" para sustentar a luta contra a pobreza, em particular para ajudar aos imigrantes e refugiados, se realizará durante o 49º Congresso Eucarístico Internacional que se celebrará em Québec de 15 a 22 de junho, indicou o Arcebispo desta cidade, Cardeal Marc Ouellet.

 

"A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo", é o lema deste Congresso Eucarístico, pelo que nestes meses se realizará uma grande coleta para ajudar aos imigrantes e refugiados.

 

Ao final do congresso, a quantia recolhida será doada a uma fundação instituída para promover a acolhida e a integração dos imigrantes. Conforme explica o Cardeal em uma entrevista concedida ao jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, "é um testemunho da força liberadora" que emerge da Eucaristia e permite ao cristão "andar no mundo com os olhos iluminados da esperança e a compaixão".

 

Depois de explicar a importância da Eucaristia, "dom de Deus para a vida do mundo", o Cardeal comentou que na sociedade atual "a dimensão comtemplativa expressa antes de mais nada a atitude do homem diante de Deus, a espera e acolhida da palavra de Deus e do que esta é: palavra divina manifestada na carne até sua expressão suprema na realidade sacramental do corpo eucarístico do Ressuscitado".

 

Ao comentar outras iniciativas dentro do Congresso Eucarístico que fica aos seus cuidados, o Arcebispo de Québec assinalou que também estão as "obras sociais a favor dos imigrantes, nas quais procuraremos valorizar as temáticas familiares. Prevemos nos dois dias conclusivos do Congresso, um itinerário dedicado à família, aos seus problemas, suas potencialidades para a missão da Igreja no mundo".

 

"Além disso, segundo o exemplo da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, um objeto simbólico chamado arca da nova aliança está atualmente percorrendo o país para intensificar a oração e a catequese eucarística nas comunidades cristãs. Sua peregrinação terminará na cidade de Québec para a festa do Corpus Christi, depois de milhares de quilômetros de marcha guiada por jovens", indicou.

 

Do mesmo modo, disse o Cardeal, "estamos organizando uma cobertura mediática excepcional do Congresso. As indicações sempre atualizadas estão colocadas na seção correspondente do sítio web em Internet da diocese de Québec: www.diocesequebec.ca .

 

Ao comentar a participação de outras confissões cristãs no Congresso Eucarístico, o Cardeal assegurou que se convidou a distintas Igrejas e comunidades eclesiásticas "para que enviem delegações que ressaltam a dimensão ecumênica" do evento. "Isto será particularmente evidente no simpósio teológico que precederá ao Congresso, de 11 a 13 de junho, graças à presença de teólogos católicos, ortodoxos, anglicanos e de outras confissões", adicionou.

 

"Atualmente as inscrições são já 5 000 e estamos seguros que aumentarão nos próximos meses. Esperamos uma consistente participação de diversas nações, por exemplo da Itália, onde se viveu um congresso eucarístico internacional no ano do grande jubileu 2000 e um congresso nacional realizado em 2005 em Bari", afirmou o Cardeal Ouellet.