O Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, denunciou que no mundo atual onde impera o relativismo, existem algumas ideologias que sustentadas por um "falso progressismo", procuram "arrancar nossa tradição", "acusando" a quem a defende de conservador.

 

Durante a homilia da Missa que presidiu com motivo da festividade de São Ildefonso, Padroeiro de Toledo, o Cardeal indicou que sem tradição "não há identidade, não podemos ser o que somos e assim não podemos edificar".

 

O Arcebispo disse que hoje vivemos tempos difíceis como aqueles em que São Ildefonso desenvolveu seu ministério, "tempos com costumes que iam se degradando e uma fé sacudida por desvios". O Cardeal Cañizares também afirmou que o magistério deste santo apela "à tradição, aos felizes doutores, a Pedro, a Mateus, a Isaias e a Moisés".

 

Para o Cardeal toledano, somente sobre a tradição se pode edificar, e "somente sobre a memória e a esperança de futuro se pode realizar a renovação da humanidade".

 

Depois de alertar da ditadura do relativismo, explicou que este mal é um "verdadeiro câncer que está como mordendo por dentro à cultura e ao mundo atual".

 

O Cardeal Cañizares disse também que o mundo necessita sacerdotes que preguem a verdade como o fez São Ildefonso, que defendeu sempre a pureza virginal da Mãe de Deus.