A polícia de Catamarca deteve na quarta-feira a um cidadão suspeito de ter roubado o coração de Frei Mamerto Esquiú de uma urna localizada no Convento de São Francisco na cidade de Catamarca (Argentina).

 

O homem, identificado como Jeremías Cacini, tem 50 anos e foi detido pela polícia logo de ser reconhecido por uma colaboradora do Convento de São Francisco, onde se guarda a relíquia, durante uma roda de presos.

 

Em efeito, Liliana Andrada identificou Cacini como o homem que escapou correndo às 18.30 da terça-feira, minutos antes de ter sido descoberto o roubo do coração.

 

Enquanto isso, o governador Eduardo Brizuela del Moral se reuniu com o subsecretário de Segurança, Luis Baracat, e o chefe da Polícia da província, delegado Néstor Ortiz, para dar seguimento ao caso e reforçar a segurança do convento.

 

Por sua vez, o Administrador da Igreja São Francisco, Frei Jorge Martínez, descartou que "este roubo a todos os fregueses de Catamarca tenha fins econômicos" e considerou que "trata-se de um fanático".

 

Frei Mamerto Esquiú, foi um missionário consagrado Bispo em 1880, que como sacerdote pronunciou célebres sermões em favor da Constituição Nacional de 1853 nos que chamava à união dos argentinos. Depois da proclamação do heroísmo de suas virtudes, um recente possível milagre o colocou muito perto da beatificação.