Na quinta-feira 31 de janeiro, a Sala de Imprensa da Santa Sé será cenário da apresentação do "Primeiro Congresso Apostólico Mundial da Divina Misericórdia", que coincidirá com o aniversário da partida à Casa do Pai do Servo de Deus João Paulo II.

 

O evento, que se realizará no Sala Paulo VI no Vaticano de 2 a 6 de abril de 2008, será apresentado pelo Cardeal Christoph Schönborn, O.P., Arcebispo de Viena (Austria) e Presidente do Congresso; O Pe. Patrice Chocholski, Coordenador General do Congresso e Dom Mauro Parmeggiani, Secretário Geral do Vicariato de Roma.

 

O Cardeal Schönborn assinalou recentemente que o dia da inauguração do Congresso coincide deliberadamente com o aniversário do falecimento do João Paulo II, "porque ele foi verdadeira testemunha da misericórdia".

 

"O Congresso será de interesse para toda a Igreja, mais ainda, para o mundo todo", assinalou recentemente o Pe. Patrice Chocholski, quem recordou as palavras pronunciadas pelo Papa João Paulo II durante a Consagração do Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia-Lagiewniki em 2002: "Fora da misericórdia de Deus, não há outra fonte de esperança para a humanidade".

 

Lagiewniki é a pequena cidade da Polônia onde a religiosa mística Santa Faustina Kowalska (1905-1938) viveu com sua congregação e recebeu as visões que conduziriam à devoção da Divina Misericórdia.

 

A religiosa foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 30 de abril de 2000; o mesmo dia em que estabeleceu o segundo domingo de Páscoa como a festa da Divina Misericórdia.

 

O Congresso incluirá conferencistas especializados em temas teológicos, bíblicos e pastorais; além de testemunhos, sessões apostólicas e festivais em diversas Igrejas de Roma.

 

O Pe. Chocholski assinalou também que a conexão da devoção à Divina Misericórdia com o Papa João Paulo II se viu reafirmada pelo "fato emblemático de que o Papa falecesse na véspera do Domingo da Divina Misericórdia".