Grande parte das paróquias dos Estados Unidos realizarão o próximo fim de semana uma coleta para ajudar à Igreja na América Latina, através do fundo do Episcopado Latino-americano denominado "Secretariat for Latin America".

 

A coleta este ano tem como tema "Formar Discípulos e Missionários De Jesus Cristo", e está inspirada no tema da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida (Brasil).

 

A coleta anual se realiza desde 1965, quando os bispos norte-americanos, ao concluir o Concílio Vaticano II, acordaram ajudar a sustentar os esforços evangelizadores na América Latina e o Caribe. Os frutos dessa coleta se distribuem através das Igrejas locais em 25 países da região.

 

A coleta de 2007 ajudou a sustentar 562 projetos entre paroquiais, diocesanos, de comunidades religiosas, seminários e conferências episcopais. Em total, distribuíram-se 7,72 milhões de dólares, um incremento de quase 2 milhões de dólares em relação ao ano anterior.

 

"Com esta coleta sustentamos projetos grandes e pequenos na Igreja na América Latina, da ajuda dada ao Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e às 22 conferências episcopais para o lançamento da Grande Missão Continental, até a contribuição à última paróquia escondida na selva amazônica para a formação de catequistas", assinalou o Pe. Carlos Quintana Ponte, Secretário Executivo do Secretariado para a América Latina.

 

A contribuição das comunidades católicas norte-americanas, "unidas por um fino fio de solidariedade" com as Igrejas irmãs da América Latina, está permitindo a realização de projetos tão importantes como a construção de uma catedral em Cuba", concluiu o Pe. Quintana.