A Igreja na Alemanha lançou este domingo a campanha "Viver juntos o amor" para promover o matrimônio e a família. A campanha durará três anos e oferecerá acompanhamento espiritual e o acesso os sacramentos para os casais e famílias, assim como distintos cursos de formação.

 

O Arcebispo de Berlim, Cardeal Georg Sterzinsky, comentou ao respeito a necessidade que a Igreja anuncie a importância do matrimônio e o valor do ser humano.

 

O Cardeal explicou que nos últimos 18 anos os matrimônios religiosos diminuiram a menos da metade no país. Em sua opinião, esta situação se deve ao afastamento das pessoas da Igreja, ao aumento de casais nos que cada um professa uma fé distinta e à pouca disposição ao matrimônio que têm os casais jovens.

 

Nesta campanha, cada ano se meditará sobre um tema em especial: em 2008 o centro será a "Preparação para o matrimônio", no ano 2009 se reforçará o tema do "Caminho do casal para a família", e finalmente no ano 2010 o tema central será o "Amor e a relação de casal quando os filhos vão embora de casa", conforme informa o sítio Web de notícias do Arcebispado de Colônia, Domradio.de.

 

Por sua parte, o membro do conselho da Conferência de Estados Federais para o Matrimônio, a Família e a Orientação da Vida, Norbert Wilbertz, destacou que o número crescente de divórcios tem efeitos drásticos nos sistemas social e sanitário no país, com as subseqüentes conseqüências financeiras e jurídicas negativas.

 

De outro lado, o governo alemão está relançando uma campanha para promover que as famílias tenham mais filhos. A campanha "Du bist Deutschland" (Você é a Alemanha) começou em 2005; e neste ano pretende, através de avisos publicitários, vídeos e distintos recursos mediáticos, alentar às famílias para que acolham a mais crianças nelas.

 

Este é um extrato de um dos guias de um vídeo da campanha em Internet: "Você nos enche de alegria!… Há muitos bons motivos para não ter filhos. Mas o melhor motivo para os ter… É você!… Você faz de duas pessoas, uma família, faz da menor das casas um parque de aventuras, e de macarrão com molho, um banquete de festa… Sem ti o presente não é divertido, e o futuro já é passado. A Alemanha é sua!"