O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, convidou às vítimas do terrorismo a ser protagonistas da esperança, e indicou que esta existe somente onde Deus está presente.

 

Durante uma cerimônia realizada no marco do 4° Congresso Internacional de Vítimas do Terrorismo, o Cardeal afirmou que a esperança das vítimas "ficou reforçada" apesar de tudo o que sofreram. "Ao final só a conversão é o caminho para o terrorismo que tanto impõe sua lei de morte e terror", expressou o Cardeal.

 

Segundo a cadeia COPE, o Arcebispo assinalou que as vítimas necessitam de "todo o apoio e a compreensão". Acrescentou que embora o terrorismo "não pode ser explicado em sua totalidade à luz da fé", a Igreja e a moral têm muito que dizer a respeito.

 

Nesse sentido, o Cardeal convidou aos fiéis a ler a Instrução Pastoral "Valoração moral do terrorismo na Espanha, de suas causas e de suas conseqüências", emitida pela Conferência Episcopal Espanhola, pois nela encontrarão "a luz para seguir vivendo como protagonistas da esperança".