O Conselho Episcopal Permanente da Conferência Episcopal Boliviana (CEB) exortou ao Governo e aos nove prefeitos departamentais a recorrer ao diálogo sincero e não à estratégia enganosa para assim poder superar a crise existente como resultado da aprovação oficialista da nova Constituição e das autonomias por parte de algumas regiões.

 

"Em democracia, o diálogo e o acordo são os instrumentos privilegiados para atender e dar soluções duradouras aos problemas que historicamente afetam ao povo, especialmente a pobreza e a marginalização. O diálogo sincero procura um consenso real e possível com a participação de todos, pondo sobre a mesa os temas em conflito, com transparência e respeitando a legalidade", expressou um comunicado da CEB.

 

Nesse sentido, pediram assumir "atitudes de autêntico espírito de escuta, de respeito, de superação de desconfianças e ressentimentos, de busca do bem comum e da verdade, e não como estratégia dilatória e enganosa".

 

Em bem da unidade do país, indicaram, devem-se "esgotar todos os esforços" no diálogo empreendido pelo Governo e os prefeitos; assim como "suspender todas as campanhas de propaganda nos dois sentidos" enquanto durar este processo.

 

"A resposta a estes problemas concerne a todos e não só às autoridades. É responsabilidade de cada um assumir atitudes de tolerância e respeito, sem ceder diante das tentações de desânimo, das provocações ou das pressões de grupos extremistas", expressaram os bispos.