Em uma enérgica carta, Dom Charles J. Chaput, O.F.M. Cap., Arcebispo de Denver, no estado norte-americano de Colorado, denunciou à controvertida organização judia "Liga Anti Difamação" –conhecida como ADL por suas siglas em inglês– como a inspiradora de um projeto de lei estadual que obrigaria às Caridades Católicas a contratar pessoas com crenças religiosas ou práticas morais contrárias à Igreja.

 

O projeto de lei conhecido como HB 1080, propõe que nenhuma entidade religiosa que recebe assistência do estado possa discriminar por razões de "religião ou orientação sexual" ao momento de contratar empregados.

 

"Na prática –diz Dom Chaput– a lei ataca a identidade religiosa de organizações religiosas sem fins de lucro que servem à comunidade. E como as organizações sem fins de lucro católicas jogam um papel fundamental no serviço aos mais necessitados através de organismos como Catholic Charities (Caridades Católicas) –de fato, Catholic Charities da Arquidiocese de Denver é a maior organização sem fins de lucro que proporciona ajuda humanitária na região das montanhas Rochosas– os católicos suportarão uma desproporcionada parte do dano", assinala o Arcebispo.

 

Dom Chaput explica que "muitos não católicos trabalham no Catholic Charities, mas as posições mais importantes de liderança obviamente requer de católicos fiéis e praticantes", precisamente para que as Caridades Católicas mantenham sua identidade de tais.

 

O Arcebispo assinala claramente que "as Caridades Católicas não proselitizam aos seus beneficiários. Esse não é seu objetivo. Mas as Caridades Católicas não têm nenhum interesse em ser uma ‘filantropia’ vaga e genérica; pelo contrário, é um braço do apostolado social católico".

 

E adverte: "Se não contar com a necessária liberdade para ser verdadeiramente católica, as Caridades Católicas deixarão de existir. Esta não é uma ameaça vazia. Estou falando muito sério".

 

O Arcebispo rechaça o argumento do projeto de lei segundo o qual o dinheiro do estado que se canaliza pelas Caridades Católicas está "apoiando a religião", e portanto, deveria impor determinadas leis que se aplicam a entidades do estado.

 

Dom Chaput esclarece que o estado, quando canaliza dinheiro através da Caridades Católicas, sabe que este será utilizado para projetos sociais "de maneira muito mais eficiente do que o estado, e os organismo do estado sabem disso". "Mais ainda, as Caridades Católicas, em seu trabalho com os mais necessitados, abandonados e os imigrantes, perdem dinheiro", adiciona.

 

O Arcebispo de Denver recorda que no ano passado, o congresso estatal rechaçou por 60 votos contra 2 uma lei que pretendia incluir a "orientação sexual e a religião" como elementos pelos quais uma organização religiosa não podia "discriminar".

 

Dom Chaput explica: "organizações católicas como Catholic Charities se associam com gosto com o governo e têm todo o desejo de trabalhar cooperativamente com qualquer um de boa vontade. Mas se as Caridades Católicas levam parte do peso da sociedade, é razoável e justo que lhes seja permitido ser verdadeiramente católicas, ou simplesmente não poderão servir. E isso terá sérias implicações de custo social que o público terá que considerar prudentemente ao decidir sobre o HB 1080".

Mais em

 

Finalmente, o Arcebispo assinala que uma de suas principais preocupações é o saber que a organização judia "Liga Anti Difamação" –a mesma que se opôs ferozmente à distribuição do filme 'A Paixão de Cristo'– "foi a força principal detrás este péssimo projeto de lei" que é "preconceituoso, discriminatório e desprezível".

 

"Espero que isto não seja verdade. Trataria-se de uma séria decepção. Convido e animo a ADL a desligar-se desta mau concebida legislação. E também animo aos católicos a ficar em contato com seus representantes estaduais para que votem contra este projeto", conclui o Arcebispo.