Durante a maciça peregrinação dos fiéis do estado de Hidalgo (México) à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Dom Juan Pedro Juárez Meléndez, Bispo de Tula, assinalou que os católicos devem recuperar o zelo missionário para responder aos desafios da globalização.

 

"Devemos refletir sobre o modelo de Igreja que queremos frente às exigências dos novos tempos" disse o Prelado.

 

"Devemos voltar a ser uma Igreja discípula e missionária, capaz de responder ao desafio do crescimento acelerado das seitas, a crise de fé dos católicos, o número cada vez maior de adolescentes sem fé e a resistência a uma verdadeira pastoral".

 

Dom Juárez lamentou que "em muitas ocasiões a ação evangelizadora da Igreja Católica tenha sido superficial". "É necessário que os pobres, os migrantes e os marginados saibam que a Igreja Católica se preocupa com eles e que se interessa por seu bem-estar", adicionou.

 

"Devemos ser uma comunidade para os que sofrem na alma e no corpo, para que o mundo de hoje possa acreditar em Deus quando vir nossa solidariedade com o irmão que necessita ajuda".

 

"Queremos ser uma comunidade que leve sua mensagem aos que não acreditam, uma Igreja renovada, onde os adolescentes e os jovens lhe dêem um novo rosto, onde as crianças cresçam em um ambiente de fé e de valores familiares", concluiu.