Ao receber aos participantes da VI reunião da Secretaria Geral do Sínodo, que estão preparando a próxima reunião de bispos do mundo sobre a Sagrada Escritura, o Papa Bento XVI recordou que o evento que se realizará de 5 a 26 de outubro de 2008 coincidirá com o Ano Paulino, por isso São Paulo será uma referência necessária.

 

"A próxima assembléia geral do sínodo dos bispos refletirá sobre 'A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja'. As grandes tarefas da comunidade eclesiástica no mundo contemporâneo, entre as quais, sublinho a evangelização e o ecumenismo, centram-se na Palavra de Deus e ao mesmo tempo ela as justifica e sustenta", disse o Santo Padre.

 

Por isso, "assim como a atividade missionária da Igreja com sua obra evangelizadora encontra sua inspiração e seu objetivo na revelação misericordiosa do Senhor, o diálogo ecumênico não pode apoiar-se em palavras de sabedoria humana ou em hábeis ideias estratégicas, mas deve estar animado unicamente pela referência constante à Palavra originária que Deus depositou em sua Igreja para que seja lida, interpretada e vivida em comum", adicionou.

 

O Papa recordou que "a doutrina de São Paulo revela uma força especial fundada obviamente na revelação divina, mas também, como confirmou através de sua experiência apostólica, somente a força do Espírito Santo, não a sabedoria nem a eloqüência humana, constrói a Igreja na fé".

 

Bento XVI recordou que o sínodo coincidirá com a celebração do Ano Paulino, e o desenvolvimento dessa assembléia oferecerá sobre tudo aos pastores da Igreja a oportunidade de refletir sobre "o testemunho deste grande apóstolo e arauto da Palavra de Deus". "Que seu exemplo anime a todos a acolher a Palavra de salvação e a traduzi-la na vida cotidiana em seguimento fiel de Cristo