O Bispo de Córdoba, Dom Juan José Asenjo, afirmou que "a fé singela e fervorosa de muitos imigrantes latino-americanos, e seu apego aos valores autênticos que se estão perdendo entre nós, renova e refresca nossas paróquias, talvez muito envelhecidas e acomodadas".

 

O Prelado também destacou a grande riqueza e dinamismo com que eles "podem contribuir às nossas celebrações litúrgicas, à catequese, o apostolado e a ação social", e que comprovou em suas visitas às paróquias.

 

Depois de explicar que as paróquias devem ser "o primeiro espaço de acolhida e encontro dos jovens imigrantes católicos com a Igreja", o Bispo advertiu que "freqüentemente, chegam com uma escassa formação e correm o risco de perder os melhores valores de sua cultura, entre eles os valores religiosos, enquanto quase sem perceber vão incorporando a seu modo de viver os contra-valores de nossa sociedade hedonista e secularizada".

 

Em sua carta com ocasião da Jornada Mundial das Migrações, cujo lema é "Jovem imigrante, a paróquia sai ao teu encontro", o Bispo convidou aos fiéis à reflexão e compromisso com o fenômeno das migrações. "Temos entre nós quatro milhões e meio de pessoas vindas de outros países, das que 750 mil chegaram em 2007" e "devem servir aos nossos anciões e doentes e a incrementar nosso bem-estar, desempenhando tarefas que nós recusamos", acrescentou.

 

O Prelado recordou aos católicos que aqueles imigrantes de outras confissões cristãs e, inclusive, de religiões não cristãs "também devem ser acolhidos e ajudados por nossas paróquias e nossas Caritas em suas necessidades fundamentais, evitando qualquer tipo de discriminação e de proselitismo injustificável".