Nas palavras que pronunciou este domingo durante o Ângelus assistido por uma multidão na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI assinalou que o mundo necessita do testemunho dos cristãos unidos em uma só fé.

 

O Pontífice recordou o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em que “católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, cientes de que suas divisões constituem um obstáculo à acolhida do Evangelho, imploram juntos ao Senhor”.

 

O Santo Padre saudou a presença na praça dos filhos e filhas espirituais do Pe. Paul Wattson, o sacerdote que 80 anos atrás iniciou a prática dos oito dias de oração. “Todos temos o dever de rezar e de atuar para a superação de toda divisão entre os cristãos, respondendo ao desejo de Cristo ‘Ut unum sint’ (‘Que sejam um’)”, assinalou o Papa; e adicionou que “a oração, a conversão do coração, o reforço dos vínculos de comunhão formam a essência deste movimento espiritual, que desejamos que logo possa conduzir aos discípulos de Cristo à celebração comum da Eucaristia, manifestação de sua plena unidade”.

 

Bento XVI exclamou: “Não devemos nos cansar jamais de rezar pela unidade dos cristãos! Quando Jesus durante a última Ceia, orou para que os seus ‘sejam uma só coisa’, tinha em mente uma finalidade precisa: ‘para que o mundo acredite’”.

 

E antes de confirmar sua presença em de 25 de janeiro nas Vésperas de clausura da Semana na Basílica de São Paulo Extramuros, o Pontífice sublinhou que “a missão evangelizadora da Igreja passa portanto pelo caminho ecumênico, o caminho da unidade da fé, do testemunho evangélico e da autêntica fraternidade”.