Mais de 80 associações e movimentos de leigos, representadas no Foro de Leigos da Arquidiocese de Valência, respaldaram tanto a mensagem do Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, durante a celebração "Pela Família Cristã" do passado 30 em Madri como a proposta do Cardeal de estudar uma celebração anual similar em cada diocese espanhola.

Em nome de todas as entidades agrupadas no Foro, seu Presidente, Javier Ortí, expressou que “nos sentimos plena e totalmente identificados com a mensagem que o Cardeal García-Gasco dirigiu” aquele dia e manifestou sua "indignação e repulsa" perante os ataques à Igreja como resultado da celebração em Madri que “não foi jamais um ato político”, informa a agência AVAN.

Segundo Ortí "temos o direito e o dever de defender à família autêntica, fundamento básico de toda sociedade, quando seus valores estão sendo tão acossados e menosprezados”.

Na atualidade, continuou, “são muito necessárias este tipo de jornadas para chamar a atenção sobre o importante e insubstituível papel que tem a família natural para a pessoa e para a sociedade”.

Igualmente mostrou a disposição de todos os movimentos integrantes no foro para estudar qualquer proposta para que “possam celebrar-se anualmente jornadas pela família cristã em todas as dioceses espanholas, como Valência”.

Da celebração “Pela família cristã”, numerosas entidades respaldaram ao cardeal valenciano, entre elas, a Federação Católica de Pais de Alunos de Valência (CONCAPA), a Associação de Donas de Casa Tyrius, o Sindicato Independente da Comunidade Valenciana (SE-CV), a Associação Valenciana de Famílias e Famílias Numerosas da Comunitad Valenciana, a Casa Berço Santa Isabel de Valência, Caminho Neo-catecumenal e Movimento Familiar Cristão.

O maciço respaldo ao Cardeal García-Gasco foi também uma resposta aos ataques lançados contra seu magistério do socialismo mais anti-clerical, incluindo o jornal El País, o porta-voz socialista que no domingo dedicou um artigo a atacar a pessoa do Cardeal valenciano.