Durante uma Missa celebrada na Capela Sixtina com ocasião da Solenidade do Batismo do Senhor, o Papa Bento XVI batizou 13 crianças, filhos de trabalhadores do Vaticano, e assinalou que os pais, após do Batismo, devem ser os primeiros modelos de vida cristã para os filhos.

 

“Este é um dos momentos mais expressivos da nossa fé, no que podemos quase ver, através dos sinais da liturgia, o mistério da vida”, disse o Pontífice “Em primeiro lugar, vida humana, representada aqui em particular por estas 13 crianças que são o fruto de seu amor…e está o mistério da vida divina, que hoje Deus doa a estes pequenos mediante o renascimento na água e o Espírito Santo”.

 

Mas a diferença da vida terrena, que passa , o Papa recordou que “no Batismo  o pequeno ser humano recebe uma vida nova, a vida da graça, que o faz capaz de entrar em relação pessoal com o Criador, e isto para sempre, para toda a eternidade”.

 

“Todos sentimos –adicionou o Pontífice-, todos percebemos interiormente que nossa existência é um desejo de vida que invoca uma plenitude, uma salvação. Esta plenitude de vida nos é dada pelo Batismo”.

 

Bento XVI explicou que Deus Pai permitiu que seu Filho, sendo completamente puro, compartilhasse com os pecadores o batismo no Jordão, “porque enviou a seu Filho unigênito como Cordeiro que toma sobre si os pecados do mundo”. “Desde aquele momento, Jesus foi revelado como Aquele que veio a batizar à humanidade no Espírito Santo: veio a trazer para os homem a vida em abundância, a vida eterna”.

 

“Eis aqui –adicionou-  por que os pais cristãos, como vocês hoje, trazem tão logo seja possível a seus filhos à fonte batismal, sabendo que a vida, que eles lhes comunicaram, reclama sua plenitude, uma salvação que só Deus pode dar”.

 

Dirigindo-se aos pais, o Pontífice assinalou que “enquanto lhes oferecem aquilo que é necessário para seu crescimento e sua saúde, vocês, ajudados pelos padrinhos, ficam comprometidos a desenvolver neles a fé, a esperança  e a caridade, as virtudes teologais que são próprias da vida nova a eles dada no sacramento do Batismo”. “Assegurem-se disso com sua presença, com seu afeto; assegurem-se acima de tudo e por cima de tudo com a oração, apresentando-os diariamente a Deus, confiando-os a Ele em cada etapa de sua vida”.

 

“Sejam para eles as primeiras testemunhas da fé autêntica em Deus!” sublinhou

 

Finalmente o Santo Padre pediu que “alimentem sempre, queridos irmãos e irmãs, a chama da fé com a escuta e a meditação da Palavra de Deus e a assídua comunhão com Jesus Eucaristia. Que os assistam nesta estupenda embora difícil missão, os Santos protetores destas treze crianças de quem tomaram os nomes. Que estes Santos os assistam, e sobre tudo a eles, a corresponder aos seus esforços de pais cristãos”.