O Arcebispo desta capital, Dom Hugo Barrantes Ureña, assinalou que quando "falta a família tradicional e onde não existe a figura de um pai e de uma mãe, vem o resto: a pobreza, a delinqüência, a dependência das drogas".

 

Perante o clima de insegurança e violência que vai piorando e crescendo na Costa Rica, o Prelado assegurou em uma entrevista ao jornal La Nación que para ele "a causa de tudo isto é a falta de um núcleo familiar".

 

"O problema não tem que ver tanto com a falta de recursos econômicos", é "um assunto de valores, sobre tudo em uma sociedade onde se estimula em excesso o consumismo e onde a população não quer trabalhar", manifestou o Arcebispo.

 

Depois de assinalar que a insegurança e violência crescente no país são um dos temas que mais preocupa à Igreja na Costa Rica, o Prelado asseverou que "é o grande desafio do país". "Necessitamos uma agenda de segurança, isto é muito urgente. A insegurança cidadã é uma verdadeira ameaça para o 'tico' (habitante da Costa Rica)", demarcou.

 

Deste modo Dom Barrantes questionou o papel de alguns meios de comunicação e afirmou que "devem fazer um exame de consciência sobre a violência que transmitem".