98 Vigários Episcopais de Pastoral das 18 Províncias Eclesiásticas do México concluíram seu 3º Encontro Nacional assinalando que a Igreja necessita uma "forte comoção" evangelizadora para responder aos desafios do Terceiro Milênio.

 

Durante o evento, realizado de 7 a 9 de janeiro em Cuautitlán Izcalli, no estado do México, os Vigários de pastoral se colocaram como objetivo "refletir, compartilhar e retro-alimentar, à luz de Aparecida, nossa tarefa como responsáveis pela animação pastoral em distintas instâncias da Igreja no México… para impulsionar a missão evangelizadora no México".

 

No encontro participaram Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Tuxtla Gutiérrez e Dom José Leopoldo González González, Bispo Auxiliar de Guadalajara e Secretário Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM); além de sete Secretários Executivos das Comissões Episcopais da CEM.

 

Conforme assinalaram em um comunicado os Vigários, "a Igreja necessita uma forte comoção que lhe impeça instalar-se na comodidade, o estancamento e a tibieza, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã se converta em um poderoso centro de irradiação da vida em Cristo". "Esperamos um novo Pentecóstes que nos libere da fadiga, a desilusão e a acomodação ao ambiente", conclui o comunicado, citando o Documento da Aparecida.