O Ministério de Sanidade do Governo socialista e a divisão espanhola da Microsoft lançaram o Robin", um contato do Messenger que consiste em um programa robô que proporcionará "informação" sobre relações sexuais, enfermidades de transmissão sexual e outros temas relacionados a qualquer menor que esteja conectado ao Messenger.

"Robin", o produto de dois anos de cooperação entre o Ministério e Microsoft, sempre estará conectado e disposto a responder de maneira automatizada a toda classe de perguntas sobre sexualidade e consumo de álcool.

O objetivo do robô, que interage como um usuário a mais do serviço de mensagens, é "proporcionar aos jovens uma informação rigorosa e acessível" sobre sexo, explicou o Ministro da Sanidade socialista, Bernat Soria, durante a apresentação do robô em um Instituto de Educação Secundária de Madrid.

"Robin" responderá de acordo aos conteúdos elaborados pelos ideólogos socialistas do Ministério; e segundo Rosa García, Presidenta da Microsoft na Espanha, tem como objetivo chegar ao 1 700 000 de jovens espanhóis entre 12 e 17 anos que utilizam diariamente Messenger.

A preocupação sobre o conteúdo e inclusive a vulgaridade das respostas do Robin" se apóia no fato que o Ministério anunciou que o robô responderá às perguntas sobre sexualidade "utilizando a mesma linguagem que os jovens e salvando o impedimento que podem supor a vergonha ou o acanhamento em temas como as relações sexuais". Desta forma, "Robin" procurará substituir aos pais de família ou tutores no diálogo sobre a sexualidade.

A aplicação pode responder 300 dúvidas formuladas em "linguagem natural", quer dizer, inclusive aquelas dirigidas em linguagem vulgar e oferece perguntas alternativas quando não compreende uma consulta.

As respostas, além de um parágrafo de texto na janela de conversação, podem incluir gráficos e outros recursos, tudo isso proporcionado pelo Ministério de Sanidade e a Escola Andaluza de Saúde Pública.

O Ministro anunciou que Microsoft a Espanha levará um registro das perguntas que realizem os jovens e não recebam uma resposta adequada, para acrescentar novas respostas.