Neste sábado, 12 de janeiro, começará em Roma, sob o auspício da Fundação "Centesimus Annus Pro Pontifice" –criada sob o auspício do Papa João Paulo II– o curso de Doutrina Social da Igreja, que este ano terá como tema "a Cultura da Solidariedade".

O curso, que abordará temas que vão da empresa ao mercado, passando pela política monetária, a ética da comunicação, a justiça, o trabalho e a família, será ministrado na sede do Instituto das Religiosas de "Maria Menina" de Roma.

O Secretário Geral da fundação vaticana, Massimo Gattamelata, assinalou a L'Osservatore Romano que "o curso, que chegou a sua sétima edição, contará este ano com uma importante presença de jovens empresários, diretores e administradores de empresa envolvidos na gestão de pessoal no mundo do trabalho".

O programa se desenvolve em 14 módulos durante dois anos e as lições se realizam durante os fins de semana. Ao concluir o curso, os alunos apresentarão uma tese na Pontifícia Universidade Lateranense para obter o diploma em Doutrina Social da Igreja.

A Fundação "Centesimus Annus Pró Pontifice" foi criada em 1º de maio de 1991 pelo Papa João Paulo II no centésimo aniversário da Rerum novarum, a primeira Encíclica social escrita pelo Papa Leão XIII.

A fundação não só cobre com seus custos, também doa anualmente uma quantia para a caridade do Papa, graças às contribuições de 450 doadores afiliados no mundo inteiro.

"Somos uma fundação laica, mas com um forte vínculo com a Santa Sé", disse Gattamelata; quem destacou que já existe uma fundação gêmea em Washington DC (Estados Unidos).

Maior informação: http://www.centesimusannus.org/