A plataforma cidadã HazteOir.org (HO) lançou uma campanha de envio de correios maciços pedindo a demissão do embaixador da Espanha perante a Santa Sé, Francisco Vásquez, por ter qualificado de "comício eleitoral" a jornada "Pela família" celebrado em Madri em 30 de dezembro.

Depois do ato que reuniu a numerosos cidadãos espanhóis, líderes socialistas expressaram suas críticas. Entre eles, Vásquez, que afirmou que, "muitos espanhóis, entre eles o embaixador da Espanha na Santa Sé, em sua condição de embaixador, de político, de membro do Partido Socialista mas, sobre tudo, em sua condição de cristão e cidadão espanhol" têm a impressão de que o ato virou "virtualmente um comício eleitoral".

Para HO, "precisamente pelo seu cargo de embaixador da Espanha, deveria ser duplamente respeitoso com os cidadãos espanhóis quando se expressam livremente em um ato de afirmação familiar e também com os bispos nomeados pelo Vaticano".

"Não é pago o embaixador da Espanha no Vaticano para dificultar as relações entre Espanha e o Vaticano. Poderíamos imaginar ao embaixador da Espanha em Marrocos criticando peiorativamente a líderes religiosos muçulmanos na Espanha ou a cidadãos marroquinos na Espanha? Ou caberia imaginar ao embaixador da Espanha no Reino Unido qualificar negativamente aos líderes anglicanos na Espanha ou a cidadãos britânicos na Espanha?", pergunta a plataforma cidadã em uma nota publicada em seu sítio Web.

Para pedir a demissão do Embaixador da Espanha diante da Santa Sé ou, em seu defeito, o afastamento por parte do Presidente do Governo visite http://www.hazteoir.org/node/9856.