O Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, destacou em uma recente homilia que os cristãos devem aprender dos Reis Magos e ter, como eles, os olhos abertos e dispostos a caminhar, de modo que o Senhor irrompa em suas vidas para lhes entregar os seus dons e descobrir que "a alegria no Senhor é nossa fortaleza".

"Ser homens novos: essa é a profunda mensagem que dá o Menino Deus aos cristãos de hoje" adicionou e que quem vê em Belém a Luz de sua vida, retorna por outro caminho, já não se aproximará do caminho do mal, senão que seguirá a Cristo, explicou o Cardeal.

Depois de comentar a importância de que todos os cristãos no mundo anunciem a mensagem liberadora que traz o Menino Deus, o Cardeal ressaltou que diante do Menino no presépio "existem principalmente para os seres humanos duas possibilidades que mostra o evangelista (São Mateus): ficar no bando de Herodes ou no bando dos Magos" e exortou a analisar a postura que cada um tem perante o Menino Deus.

Logo disse que Herodes é o protótipo do homem teimoso que "não quer abrir-se diante da nova luz de Deus", que rechaça a Boa Nova do Menino e que inclusive se assusta perante a notícia do nascimento do Messias já que aquele busca proteger seu poder e influência, e recordou que atualmente existem "sombras escuras de Herodes sobre o nosso povo." Deste modo assinalou que "quem fica fechado em si mesmo, encerrado em suas quatro paredes, não pode ver a Luz".

Seguidamente asseverou que a postura contrária a Herodes, é a dos Reis Magos diante do Menino em Belém, que ao ver a estrela ficaram cheios de alegria e ao chegar à casa o adoraram. "Em Belém encontram os Magos a luz de suas vidas, ao adorar ao Menino" Ressaltou a importância da adoração a Jesus Cristo dos inícios da Igreja católica até o dia de hoje e recordou que quem reza está no lugar certo, pois "é aí onde o mundo retorna à ordem em que Deus o criou".

Na Catedral de Colônia se encontram os restos dos Três Reis Magos, que são visitados todos os anos por milhares de fiéis. O Cardeal Meisner recordou também o testemunho de um milhão de jovens do mundo inteiro, que na Jornada Mundial da Juventude do 2005 em Colônia seguiram o caminho dos Magos do Oriente.