O Padre Pierre Grech, Secretário Geral da Conferência de Bispos Latinos na Região Árabe (CELRA), indicou que uma delegação de prelados do Conselho das Conferências Episcopais Européias (CEEE) e a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) visitará Terra Santa de 12 a 16 de janeiro para reforçar a esperança de alcançar a paz na região, aonde os cristãos são minoria.

Conforme indicou o sacerdote à agência italiana SIR, "este ano o encontro concluirá em Roma para a visita ad limina, de 14 a 19 de janeiro, dos ordinários de Terra Santa".

O programa para esta visita contempla um encontro com os bispos e os ordinários católicos de Terra Santa, logo do qual se reunirão com o Arcebispo Antonio Franco, Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina, para tratar o tema do Acordo Fundamental entre Israel e a Santa Sé.

Depois, a delegação visitará Belém, Nablus, Rafidia, Jenin e Zababdeh; enquanto que nos seguintes dias poderia encontrar-se com o Primeiro-ministro Palestino, Salam Fayed, em Ramallah, e com seu par israelense, Olmert, em Jerusalém, precisa SIR.

"Chegamos a esta cita logo depois de um 2007 em que se retomam as peregrinações e depois de Anápolis aonde se tratou o tema da paz entre palestinos e israelenses", acrescenta o Pe. Grech quem também comenta que "ainda não há paz mas apenas uma trégua: mas isto não deve nos fazer perder de vista a esperança de uma solução justa da crise".

Atualmente em Terra Santa a população cristã só chega a 170 000 pessoas, quer dizer, 1,5 por cento do total. Deles 99 por cento é de origem árabe-palestino, a maioria são grego-ortodoxos, enquanto que estão reduzidos ao mínimo as comunidades católicas: coptos, siriacos e armênios.