A Congregação para a Causa dos Santos confirmou a intercessão de Frei José Olallo Valdés na cura da menina de Camagüey, Danielita Cabrera Ramos, conforme informou à Arquidiocese de Camagüey o postulador para a causa de beatificação do sacerdote, Frei Félix Lisazo Berruete.

O postulador da causa se comunicou com o Arcebispo de Camagüey, Dom Juan García Rodríguez, para informar da decisão tomada em Roma. Do mesmo modo, indicou-se que imediatamente depois deste passo se espera que em março se promulgue o decreto do Papa Bento XVI que permita celebrar em novembro a beatificação de Frei José Olallo.

Previamente, Frei Félix Lizaso informou em maio passado à revista da Arquidiocese de Havana, Palavra Nova, sobre o resultado positivo da consulta médica efetuada em Roma, segundo a qual “a cura do ‘linfoma abdominal, não Hodgkin, tipo Burkitt, estádio III-IV’ da menina Daniela Cabrera Ramos não pode ser justificada em base aos atuais conhecimentos científicos em temas de Oncologia”.

O Venerável Irmão José Olallo Valdés, da Ordem Hospitalar de São João de Deus (O.H.), nasceu em Havana em 1820 e faleceu em Camagüey em 1889. Sua causa se iniciou em 1991.