Durante a celebração Eucarística da Epifania, em 6 de janeiro, na Catedral de São Estêvão em Viena, o Arcebispo desta cidade, Cardeal Christoph Schönborn, destacou que "os cristãos não devem confundir aos homens que procuram Deus, mas devem zelar por eles, acolhê-los, e mostrar-lhes o caminho".

Conforme informa o site Web stephansdom.at do Arcebispado de Viena, o Cardeal sublinhou que os Reis Magos, que foram até Belém em procura do Menino Deus recém-nascido, são testemunho de quem procura Deus hoje.

O Cardeal de Viena disse também que as autoridades de Jerusalém da época não se maravilharam pela busca dos Reis, mas se assustaram. "Também hoje os homens que procuram Deus podem ter a impressão de que as pessoas da Igreja se preocupam muito por si mesmos, e se limitam a seus problemas e a seu próprio idioma". O Arcebispo de Viena assinalou logo que é preciso se questionar por que tanta gente que procura Deus não encontra as respostas na Igreja, porém as procuram erradamente na esotérica ou em outras religiões.

Seguidamente indicou que os sábios encontraram os sinais de Deus em um primeiro momento ao olhar das estrelas. "Na observação do universo, da estrutura atômica da matéria, da complexidade da vida, pode-se encontrar hoje também o rastro de Deus: quem aprofundar o suficiente, topará-se mais cedo ou mais tarde com as pegadas do Criador".

Depois de mencionar que os sábios certamente teriam escutado a respeito da esperança na vinda do Messias, nas comunidades judias dispersas no oriente; o Cardeal Schönborn colocou uma opção aos cristãos de hoje: ou calam sua fé e esperança ou a anunciam àqueles que têm fome de Deus no mundo atual.