O secretário de organização do PSOE, José Blanco, atacou aos bispos chamando-os hipócritas e cínicos porque, segundo ele, se lessem bem a Bíblia perceberiam de que muitas iniciativas do Governo que criticam estão inspiradas em valores cristãos, como a controvertida matéria escolar de Educação para a Cidadania (EpC).

Inclusive, se relessem a Bíblia perceberiam que muitas das coisas que ficaram em marcha respondem a valores inspirados em colocações cristãs, assegurou o socialista, sem precisar que textos das Sagradas Escrituras respaldam as políticas do Governo.

Durante um café da manhã informativo na Servimedia, patrocinado por Red.es, Blanco defendeu a matéria do EpC e disse que a hierarquia eclesiástica necessita de uma profunda renovação porque defende atitudes casposas, tresnoitadas”; e acusou aos bispos de usar permanentemente a hipocrisia e o cinismo como forma de agitar à sociedade a dois meses das eleições em uma estratégia clara.

Além de querer impor EpC, uma matéria que promove anti-valores nos menores-, o Governo impulsionou medidas como a legalização das uniões homossexuais, o divórcio rápido, entre outras.