A Santa Sé publicará um documento com aclarações disciplinares sobre a aplicação da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Summorum Pontificum sobre a celebração da Eucaristia segundo o Missal de 1963.

Assim o deu a conhecer o Secretário de estado, Cardeal Tarcísio Bertone, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo semanário italiano Famiglia Cristã.

O Cardeal Bertone assinalou que as instruções sobre como aplicar o documento papal são necessárias por que existiram reações diversas desde que este entrou em vigência no ano passado, eliminando as restrições para a celebração da Missa tridentina revisada pelo Beato João XXIII.

Alguns chegaram a acusar ao Papa de ter renegado dos ensinos do Concílio, disse o Cardeal Bertone. Por outra parte, há outros que o interpretaram como uma autorização para voltar exclusivamente ao rito pre-conciliar. Ambas as posições são errôneas, e são episódios exagerados que não correspondem às intenções do Papa, explicou na entrevista.

O Secretário de estado assinalou que as normativas de próxima publicação estabelecerão o critério para que o Motu Proprio do Santo Padre seja corretamente aplicado, embora não anunciou a data de sua publicação.