O Bispo Auxiliar de Sydney e Coordenador Geral da Jornada Mundial da Juventude Sydney 2008, Dom Anthony Fisher, informou que "nos primeiros dias de 2008 chegará pela primeira vez na Antártica o ícone da Virgem e a grande cruz símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude".

Assim o indicou o Prelado australiano a L'Osservatore Romano. Depois de ter ficado durante o Natal na igreja de Saint Mary em Sydney, os dois símbolos serão transladados em uma embarcação que navegará até as costas do Pólo Sul.

Ao finalizar a breve travessia antártica e depois de um período na igreja da comunidade ucraniana de Geelong, haverá um recesso para continuar o percurso em 26 de janeiro, festa nacional da Austrália.

"O grupo de voluntários que transportou as imagens sacras viveu uma emocionante viagem espiritual que também é resultado de um grande esforço físico notável na difusão da mensagem da Jornada em lugares aonde é difícil conhecer e fazer a experiência desta manifestação", disse Dom Fisher.

Deste modo indicou que "muitos australianos estarão presentes em Sydney mas sobre tudo muitos habitantes da Oceania, coisa que pela primeira vez acontece (neste tipo de eventos). Será este um extraordinário contexto cultural e geográfico em torno da cidade, ao redor do porto, de onde a gente poderá admirar o Harbour Bridge, o Opera House e ter contato com a cultura dos aborigens locais".