Em 3 de janeiro, a Diocese de São Bernardo deu início ao primeiro Curso Internacional de Atualização Teológica, que se prolongará até 11 de janeiro no seminário maior São Pedro Apóstolo.

Segundo os organizadores, o evento, que se realiza em conjunto com a Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra e o Instituto Superior de Ciências Religiosas (ISCR), "situa-se na necessidade de procurar uma adequada formação permanente destinada a fazer crescer no sacerdote a consciência de sua participação na missão salvífica da Igreja".

Além disso, está dirigido a sacerdotes diocesanos e religiosos das dioceses do Chile e do estrangeiro que queiram aprofundar nos temas atuais da teologia, com especial ênfase na Teologia moral e nos desafios que ela enfrenta a começos do século XXI.

O curso tem uma duração de 43 horas cronológicas. Divide-se em três temáticas de atualidade teológica. A primeira se refere às questões atuais da teologia moral, a segunda aos desafios da teologia e a terceira a diversos temas e problemáticas derivados da teologia e cultura atual.

A primeira conferência temática ficou a cargo do Cardeal Jorge Medina Estévez, em sua intervenção abordou o tema "Considerações sobre a essência da Liturgia na Igreja".

Em sua introdução ao tema da liturgia assinalou que: "Não são poucos os documentos do magistério da Igreja que abordaram, desde diversos aspectos, o tema da sagrada Liturgia na vida eclesiástica. Todos são importantes e merecem atenção, mas dentro dos limites desta exposição, parece-me justificado concentrar nossa atenção em um deles: a Constituição do Concílio ecumênico Vaticano II sobre a Sagrada Liturgia que começa com as palavras "Sacrosanctum Concilium". Profundamente convencido a respeito da centralidade e prioridade da dimensão litúrgica na vida católica, convido-os a escutar uns poucos textos da Constituição sobre a sagrada Liturgia, recordando, entretanto, que todo o primeiro capítulo desse documento conciliar contém uma riquíssima doutrina sobre o profundo sentido do culto católico, doutrina que, pela sua vez, constitui o fundamento sólido para o exercício concreto da liturgia".