Na segunda-feira 7 de janeiro começará em Roma a 35 Congregação Geral da Companhia de Jesus, que não tem data de conclusão, e em que 225 jesuítas de todo o mundo escolherão ao sucessor do Pe. Peter-Hans Kolvenbach.

 

A Congregação Geral tratará também temas referidos aos desafios que o mundo atual coloca à congregação fundada por Santo Inácio de Loyola. Além disso, abordarão-se questões de caráter interno referidas ao modo de vida dos jesuítas, cuja composição étnica mudou dramaticamente como resultado da queda do número de vocações no ocidente e o incremento no oriente, especialmente a Índia.

 

Em geral, os temas a tratar provêm dos "postulados" ou petições que qualquer jesuíta –participe ou não na Congregação– pode enviar antes de seu começo.

 

Alguns dos 225 delegados participam da 35 Congregação Geral pelo cargo que ocupam, mas a maioria foram escolhidos em cada uma das províncias ou regiões da Companhia.

 

Dos 225 participantes (sem incluir o Pe. Geral), 217 poderão votar na eleição do novo General, os 8 restantes intervirão somente na discussão dos diferentes temas.

 

A presente Congregação, que se inaugurará na segunda-feira às 10h. –hora de Roma– na tradicional igreja do Gesù, contará com a participação de 28 jesuítas espanhóis, dos quais 16 representam às 6 províncias jesuítas que existem na Espanha. O resto representam outras províncias nas quais vivem e desenvolvem seu trabalho.

 

Novo Superior Geral

 

A primeira parte da Congregação Geral se dedicará à eleição de um novo Superior Geral, entanto que o Pe. Peter-Hans Kolvenbach anunciou na convocatória do encontro que renunciará ao seu cargo; embora este é formalmente vitalício.

 

Fontes da Companhia de Jesus assinalaram que no processo de eleição de um Geral "não existem candidaturas nem campanhas, e mais ainda, está proibido realizá-las a favor ou contra alguém".

 

Para preparar a sessão de eleição, ao início da Congregação Geral se apresenta um exame da situação atual da Companhia de Jesus e os principais deafios a encarar. Este diagnóstico deveria permitir aos eleitores levar em conta o perfil e as aptidões desejáveis para o novo Geral.

 

Mais em

Seguirão logo uns dias de intercâmbio e conversações entre os participantes, até o momento da eleição, que se realiza por votação secreta. Pela primeira vez na história, os eleitores votarão eletronicamente; e será eleito quem obtiver 110 votos.

 

A data de conclusão da reunião não foi estabelecida, e está em mãos da mesma Congregação Geral  determinar o momento de sua conclusão.

 

Os trabalhos se levarão a cabo na Cúria Geral da Companhia de Jesus, situada no número 4 do Borgo Santo Spirito de Roma, muito perto das colunatas que rodeiam a Praça de São Pedro.

 

Línguas oficiais da Congregação serão o espanhol, o inglês, o francês e o alemão.